a) A marca da ponta do grafite no papel.________________________b) Um fio bem esticado. _____________________________________
c) A superfície de uma mesa._________________________________
d) Um piso de uma quadra de basquete.________________________
e) As estrelas no céu._______________________________________
f) O encontro do chão com a parede._________________________________
2- Desenhe e nomeie cada conceito representado a seguir .
a) O ponto F.
b) A reta x.
c) O plano alfa.
d) O segmento de reta SP.
e) A semirreta OP.
f) O plano beta
3- Observando os sólidos geométricos abaixo , classifique-os em corpos redondos ou poliedros:
10-Relacione o nome dos polígonos de acordo com o total de lados
a) Triângulo ( ) 12 lados
b) Quadrilátero ( ) 20 lados
c) Pentágono ( ) 8 lados
d) Hexágono ( ) 9 lados
e) Heptágono ( ) 3 lados
f) Octógono ( ) 7 lados
g) Eneágono ( ) 5 lados
h) Decágono ( ) 4 lados
i) Dodecágono ( ) 15 lados
j) Pentadecágono ( ) 6 lados
k) Icoságono ( ) 10 lados
11- Leopoldo desenhou um triângulo com todos os lados iguais (I); depois diminui um dos lados em 1 cm (II); depois diminuiu um dos outros lados em 3 cm (III). Os triângulos citados nos casos I, II e III, respectivamente são:
a) Equilátero; Escaleno; Isósceles;
b) Escaleno; Equilátero; Isósceles;
c) Isósceles; Equilátero; Escaleno;
d) Equilátero; Isósceles; Escaleno;
12- Identifique a posição relativa das retas, se são concorrentes ou paralelas.
c) A superfície de uma mesa._________________________________
d) Um piso de uma quadra de basquete.________________________
e) As estrelas no céu._______________________________________
f) O encontro do chão com a parede._________________________________
2- Desenhe e nomeie cada conceito representado a seguir .
a) O ponto F.
b) A reta x.
c) O plano alfa.
d) O segmento de reta SP.
e) A semirreta OP.
f) O plano beta
3- Observando os sólidos geométricos abaixo , classifique-os em corpos redondos ou poliedros:
a) Corpos redondos:
_______________________________________________________
b) Poliedros:
_______________________________________________________
4- De acordo com seus conhecimentos julgue os itens em V se for verdadeiro
ou F se for falso.
a) ( ) As faces laterais do prisma triangular são triângulos.
b) ( ) Uma pirâmide hexagonal tem 12 arestas.
c) ( ) O cubo é um prisma.
d) ( ) O cone é um prisma.
e) ( ) O cilindro tem duas arestas.
f) ( ) A planificação do cone é constituída por um triângulo e uma base
circular.
g) ( ) O paralelepípedo é um prisma com 8 vértices.
5- De acordo com essa planificação qual é o nome desse sólido geométrico?
6- Quais desses sólidos tem 5 faces ?
( ) pirâmide pentagonal
( ) pirâmide de base quadrada
( ) prisma triangular
( ) prisma pentagonal
7- Escreva o nome dos sólidos que cada objeto faz lembrar.
8- Indique as medidas dos ângulos abaixo.
a) Ângulo reto____________________________________________________
b) Ângulo agudo _________________________________________________
c) Ângulo obtuso _________________________________________________
d) Ângulo raso___________________________________________________
9- Marque com um (X) as alternativas que caracterizam os polígonos:
( ) Formado por segmentos de reta.
( ) Possui uma região vazada.
( ) Pode possuir lados curvados.
( ) O mínimo de lados que deve possuir são 3.
( ) A figura tem que ser toda fechada.
10-Relacione o nome dos polígonos de acordo com o total de lados
a) Triângulo ( ) 12 lados
b) Quadrilátero ( ) 20 lados
c) Pentágono ( ) 8 lados
d) Hexágono ( ) 9 lados
e) Heptágono ( ) 3 lados
f) Octógono ( ) 7 lados
g) Eneágono ( ) 5 lados
h) Decágono ( ) 4 lados
i) Dodecágono ( ) 15 lados
j) Pentadecágono ( ) 6 lados
k) Icoságono ( ) 10 lados
11- Leopoldo desenhou um triângulo com todos os lados iguais (I); depois diminui um dos lados em 1 cm (II); depois diminuiu um dos outros lados em 3 cm (III). Os triângulos citados nos casos I, II e III, respectivamente são:
a) Equilátero; Escaleno; Isósceles;
b) Escaleno; Equilátero; Isósceles;
c) Isósceles; Equilátero; Escaleno;
d) Equilátero; Isósceles; Escaleno;
12- Identifique a posição relativa das retas, se são concorrentes ou paralelas.
13- Dê dois exemplos de objetos que lembrem cada elemento geométrico.
a) ponto
b) plano
c) reta
d) cone
14-Observe os ângulo a seguir e responda às questões.
a) Quais são os lados desses ângulos?
b) Quais são os vértices desses ângulos?
15- Marque dois pontos. Depois, desenhe uma reta passando por eles. É
possível desenhar outra reta, distinta da primeira, passando por esses dois
pontos?
16- Tijuca é um bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, no Brasil.
Copacabana é um bairro nobre situado na Zona Sul da cidade do Rio de
Janeiro, no Brasil. É um dos bairros mais famosos. Tem o apelido
de Princesinha do Mar.
Observe a planta parcial abaixo julgando os itens em V (para as alternativas
verdadeiras) ou F(para as alternativas falsas).
a( ) Avenida Rio Branco é perpendicular a Rua Senhor dos Passos.
b( )Podemos afirmar que as ruas : Alfândega, Senhor dos Passos e Buenos
Aires não são paralelas.
c( )Rua Alfândega e Rua Miguel Couto são perpendiculares.
d( )Avenida Presidente Vargas é perpendicular a Rua Buenos Aires.
17- Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna.
(A) Triângulo equilátero ( ) 1 ângulo obtuso e 2 agudos.
(B) Triângulo isósceles ( ) 3 ângulos agudos.
(C)Triângulo escaleno ( ) 1 ângulo reto e 2 agudos.
(D)Triângulo retângulo ( ) 3 lados com medidas diferentes.
(E) Triângulo acutângulo ( ) 2 lados com medidas iguais.
(F) Triângulo obtusângulo ( ) 3 lados com medidas iguais.
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