domingo, 18 de setembro de 2016

Números Decimais

1) Escreva as frações decimais na forma de números decimais:
a)  228/10  = _________________________
b) 98/1000  _________________________
c) 1000000 1336/1000000  = _________________________
d) 61/100  _________________________
e) 129/10000 = _________________________

2) Uma pessoa comprou uma dúzia de enfeites. Pagou R$ 18,24 pela compra. Quanto pagou em cada enfeite?


3) Escreva cada um dos números a seguir na forma de fração decimal:
a) 14,3 = _________________________
b) 0,016 = _________________________
c) 0,276 = _________________________
d) 2,203 = _________________________
e) 1,405 = _________________________


4) Usando algarismos, escreva na forma decimal:
a) dezessete inteiros e sete décimos ____________________________________________
b) trinta e cinco milésimos ____________________________________________________
c) quarenta e sete centésimos _________________________________________________
d) dois inteiros e trezentos e cinquenta e um milésimos ______________________________
e) sete inteiros e oito centésimos _______________________________________________


5) Usando os sinais = , > ou < , compare os seguinte decimais:
a) 8,69 _______________________ 9,1
b) 28,11 ______________________ 28,108
c) 0,09500 ____________________ 0,095
d) 49,01 ______________________ 45,99
e) 2,08 _______________________ 2,0095
f) 5,099 ______________________ 5,1
g) 0,81 _______________________ 0,8100
h) 10,02 ______________________ 10,0075


6) Um edifício A tem 27,6 metros de altura, enquanto um edifício B tem 27,45 metros de altura. Qual dos dois edifícios é mais alto? Por quê?



7) (Saresp – SP) A figura abaixo representa um pomar onde estão plantados vários tipos de frutas:

É correto afirmar que:
a) 0,01 são maçãs, 0,013 são peras e 0,020 são bananas;
b) 0,10 são maçãs, 0,13 são peras e 0,20 são bananas;
c) 10,0 são maçãs, 13,0 são peras e 20,0 são bananas;
d) 1,10 são maçãs, 1,13 são peras e 1,20 são bananas.

8) Observe a régua graduada em centímetros. Que número decimal representa o comprimento de cada peixe?



9) Escala Richter A quantidade de energia liberada por um terremoto é medida pela escala Richter. De forma geral, terremotos com magnitudes até 3,5 ou menos são raramente percebidos; de 3,5 a 6,0 são sentidos e causam poucos danos, entre 6,1 e 6,9, podem ser destrutivos e causar danos em um raio de cem quilômetros do epicentro; entre 7,0 e 7,9, causam danos sérios em áreas maiores; e de 8,0 em diante são destrutivos por um raio de centenas de quilômetros.


Sandra e Paulo estão pesquisando e respeito dos superterremotos de 8,0 ou mais na escala Richter. Na tabela abaixo estão alguns locais onde ocorreu esse tipo de catástrofe.
Em qual desses lugares ocorreu o terremoto mais arrasador? E o menos? Coloque os locais onde os terremotos aconteceram em ordem decrescente. 


10) Veja as distâncias, em quilômetros de Vila Antonieta a Brejo Alegre e a distância de Vila Antonieta a Cravolândia. Observando os dados, descubra a distância de Brejo Alegre a Cravolândia. 
11) O gráfico mostra a venda de veículos de uma indústria fictícia, em determinado período de tempo.
a) Em qual mês desse período a venda de veículos foi maior?
________________________________________________________________________
b) Em março de 2007 foram vendidos mais veículos do que em agosto de 2007. Quantos veículos a mais? ________________________________________________________________________ 
c) Qual o total de veículos vendidos nos cinco últimos meses de 2006? ________________________________________________________________________ 
d) Calcule o total de veículos vendidos por essa indústria nos cinco primeiros meses de 2007. ________________________________________________________________________ 


12) A balança está em equilíbrio. Que número decimal devemos colocar no lugar da interrogação?
13) João tem R$ 84,30. Pedro tem R$ 31,50 a mais que João, e José tem R$ 54,25 a mais que Pedro. Quanto têm os três juntos? 



14) Calcule o valor das expressões:
a) 1 – 0,25 . 0,15 =
b) 7,5 . 3,8 + 3,5 . 0,5 =
c) 5,75 . 2,05 – 3,01 . 2,04 =
d) (1,2)² : 0,2 – 0,32 =


15) Descubra os números que deveriam estar no lugar dos espaços:
a) 18,71 * ________ = 187,1
b) 0,0596 * ________ = 59,6
c) 227,8 : ________ = 22,78
d) 4 512 : ________ = 0,4512

16) Vamos calcular:
a) 5 : 0,4
b) 7 : 0,35
c) 8 : 3,2
d) 9 : 0,06
e) 4 : 0,16
f) 1 : 2,5


17) No colégio onde estudo foi feita uma pesquisa para saber o meio de transporte utilizado pelos alunos para chegar à escola. Responderam à pesquisa 2 000 alunos. Os resultados em forma de porcentagem foram organizados em um gráfico.
Quantos dos entrevistados responderam: 
a) ônibus? 
b) automóvel? 
c) bicicleta? 
d) a pé? 


18) O preço à vista de um automóvel é R$ 21 335,00. O mesmo automóvel a prazo custa R$ 4 740,50 de entrada, mais 6 prestações de R$ 3 567,75. Qual a diferença entre o valor total da compra à vista e a prazo? 


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