quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Números Racionais

1. Leia o problema: Rafael foi ao supermercado e comprou uma lata de ervilha por R$ 1,20, um pacote de macarrão por R$ 3,20 e um chocolate por R$ 1,75. a) Represente os números em forma de fração. b) Quanto Rafael gastou nesse supermercado?



2. Determine o valor de cada expressão sabendo que: a = -5/4 , b = 4 /5  e c = 0,5. 
a) a + b + c = 
b) 2a + c – b = 
c) 2b – (a + c) =


3. Resolva: Em uma pesquisa feita pelos alunos de uma escola, 1/ 2 dos alunos prefere matemática, 1/ 4 prefere português e 1/ 5 prefere ciências, os demais não têm preferência por uma disciplina específica. Qual a fração total de alunos que não tem preferência por uma disciplina específica?  


4. Responda: 
a) Quanto é o dobro de 0,36? 
b) Quanto é o triplo de 3/5 
c) Quanto é o quádruplo de –1,5? 
d) Quanto é o quíntuplo de –30?


5. Resolva os problemas: 
a) Carlos foi jogar em uma lan house. Ao sair da loja, ele pagou R$ 7,80 por 3 horas que ficou jogando. Quanto Carlos pagou por hora jogada? 
b) Um mergulhador atingiu uma profundidade de 4,85 m em alto-mar. Um segundo mergulhador atingiu o dobro dessa profundidade. Um terceiro mergulhador atingiu o dobro em metros do segundo mergulhador. Use um número racional relativo para indicar a profundidade atingida pelo terceiro mergulhador.


6. Qual é o número x, sabendo que x = (–5,6) : (–2,8) – (+0,25) : (–0,5)


7. Leia e Responda: 
a) O triplo da raiz quadrada de 64.
b) A raiz quadrada da metade de 50.


8. Represente cada situação abaixo com uma expressão numérica e resolva-a. 
a) O quadrado de 64, dividido pelo cubo de –2. 
b) O triplo do cubo de –3, somado com a quarta potência de –2. 
c) A adição de –2 com –3. 
d) O dobro do quadrado de –2, somado com o quociente entre 81 e (–3)2 
e) O triplo do quadrado de –3, somado com a raiz quadrada de 25.

9. Leia o texto com atenção: Em frente à casa de Mariana foi construído um muro com 81 blocos. Foram usados blocos de barro, exceto os blocos da base, que eram de cimento. Expresse na forma de raiz quadrada a quantidade de blocos de cimento.


10. Leia e responda às questões com atenção: O tabuleiro de damas, assim como o de xadrez, é formado por 64 quadradinhos. a) Quantos quadradinhos cada lado do tabuleiro de damas tem? b) Se esse tabuleiro fosse formado por 121 quadradinhos, quantos quadradinhos teria cada lado desse tabuleiro? c) Se esse tabuleiro fosse formado por 144 quadradinhos, quantos quadradinhos teria cada lado desse tabuleiro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário