quinta-feira, 15 de setembro de 2016

lista de exercício fatoração 8° ano

1) Fatore o polinômio ax² + bx² - 7x².           

2) Escreva a forma fatorada do polinômio 8ab + 12a³.     

3) Fatore os seguintes polinômios: 

a) 5x + 5y                              

b) 7ab – 14bx                        
c) a³ + 3a² + 5a                      

d) 4x² + 12x³y – 28x²z          

4) Fatore o polinômio 21a²b²c³ + 9abc – 6abcd.      


5) Qual é o valor numérico do polinômio 2m + 2n , sabendo que m + n = 10?  

                                    

6) Que valor numérico tem a expressão 5ab + 5a², quando a = 4 e a + b = 8? 

                                   
7) Fatore :

a) 3a + 6b            
                                           
b) 4x + 8              

c) – 2a – 4b         
                                         
d) – 10m – 5n     
8) Fatore as expressões.

a) x² - 4                             c) 4a² - 9b²     

b) a² - 1                                   d) 9x4 – 16y6  

9) verifique se os polinômios são trinômios quadrados perfeitos:

a) x² + 12x + 64                                            e) a²x² + 2ax + 1    

b) a² - 22a + 121                                             f) y² - 2y + 4          

c) 4b² + 10b + 25                                           g) x² + 5x + 16     
10) Fatore os trinômios quadrados perfeitos:

a) x4 + 8x² + 16                             c) m² - 6mn + 9n²      


b) 1 + 2x²y³ + x4y4                   d) 1/4a4b² - 8a³b + 25a²   

11) De a forma fatorada das seguintes expressões.

a) 2x + 2y + 3x + 3y                                          c) 3a – 3b + ma – mb

                                                              
b) a – ax + b – bx + c – cx                                d) ax² - abc – abx + b²c

                                                                                                 
12) Qual o valor numérico da expressão ax + ay + 3x + 3y, sabendo-se que 
a = 2 e x + y = 5?

13) Desenvolva os produtos notáveis
a)  (x3y2z4 + 2a)2
b)  (5x – 4x)2
c)  (2x + 3y) • (2x – 3y)
d)  (x – 5) • (x – 3)
e)  (x + 5) • (x – 2)
 f)  (x + 2)3
 g)  (2x – y)3

14) Sendo a + b = 4 e a – b = 2, calcule o valor de a2 – b2.




15) Das alternativas abaixo, uma é FALSA. Identifique-a.
a)  (a + b)2 = a2 + 2ab + b2
b)  a2 – b2 = (a – b) • (a + b)
c)  a3 – b3 = (a – b) • (a2 + ab + b2)
d)  a2 + b2 = (a + b)2 – 2ab
e)  a3 + b3 = (a + b) • (a2 – 2ab + b2)


Um comentário:

  1. AMANDA (9ano)

    1) x²(a+b-7)
    2) 4a³(2a²b+3)
    3)a. 5
    3)b. 7b(a-2x)
    3)c. a(a²+3a+5)
    3)d. 4x²(3xy-7z)
    4) 3abc(7abc+3-2d)
    5) 20
    6) 160
    7)a. 3(a+2b)
    7)b. 4(x+2)
    7)c. 2(-a-2b)
    7)d. 5(-2m-n)
    8)a. x'=2 / x"=-2
    8)b. ---
    8)c. (2a+3b)²
    8)d. (3x²+4y³)(3x²-4y³)
    9) ---
    10)a. (x²+4)²
    10)b. 1+x²y³(2+x²y)
    10)c. (m-3n)²
    10)d. a(1/4a³b²-8a²b+25a)
    11)a. 5(x+y)
    11)b. (a-b)(3+m)
    11)c. (1-x)(a+b+c)
    11)d. a(x²-bc)+b(b-x)
    12) 25

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