sábado, 24 de setembro de 2016

Função Polinomial do 2° grau, ou função quadrática

1- Construir, no plano cartesiano, o gráfico da função y =x2 - 9 .Atribuindo alguns valores para x, encontramos o valor de y.

2. Construir o gráfico da função: y= x2 + 4x – 5


3. Construir, no plano cartesiano, o gráfico da função y =-x2 - 4 


4. Construir o gráfico da função: y= - x2 + 4x – 5


5. (ANGLO) O vértice da parábola y = 2x- 4x + 5 é o ponto
a) (2, 5)            b) (1, -3)           c) (-1, 11)          d) (3, 1)      e) (1, 3)

6.. (ANGLO) A função f(x) = x- 4x + k  tem o  valor mínimo igual a 8. O valor de k é:
a) 8                  b) 10                c)12                 d) 14                e) 16

7. (ANGLO) Se o vértice da parábola dada por y = x2 - 4x + m é o ponto (2, 5), então o valor de m é:
a) 0                  b) 5                  c) -5                 d) 9                  e) -9

8. (VUNESP) A parábola de equação  y = ax2 passa pelo vértice da parábola  y = 4x - x2.
    Ache o valor de a:
 a) 1                b) 2                   c) 3                             d) -1                             e) nda

9. (METODISTA) O valor mínimo da função f(x) = x- kx + 15 é -1. O valor de k, sabendo que k < 0 é:
a) -10               b) -8                 c) -6                 d) -1/2              e) -1/8

10. (ANGLO) A parábola definida por y = x2 + mx + 9 será tangente aos eixos das abscissas se, e somente se:
a) m = 6 ou m = -6            b) -6 < m < 6             c) -6 £ m £ 6           d) m ³ 6            e) m £ 6

11. (ANGLO) Considere a parábola de equação y = x2 - 4x + m. Para que a abscissa e a ordenada do vértice dessa parábola sejam iguais, então m deve ser igual a:
a) -14               b) -10               c) 2                d) 4                  e) 6

12. (VUNESP) O gráfico da função quadrática definida por y = x2 - mx + (m - 1), onde m Î R, tem um único ponto em comum com o eixo das abscissas. Então, o valor de y que essa função associa  ax = 2 é:
a) -2                 b) -1                 c) 0                  d) 1                  e) 2

13. (UFPE) Planeja-se construir duas estradas em uma região plana. Colocando coordenadas cartesianas na região, as estradas ficam representadas pelas partes dos gráficos da parábola y = - x+ 10x e da reta y = 4x + 5, com 2 £ x £ 8. Qual a soma das coordenadas do ponto representando a interseção das estradas?
a) 20                b) 25                c) 30                d) 35                e) 40

14. (FATEC) A distância do vértice da parábola y= -x+ 8x - 17 ao eixo das abscissas é:
a) 1                  b) 4                  c) 8                  d) 17                e) 34

15 (MACK) O  gráfico da função real definida por y = x2 + mx + (15 - m) tangencia o eixo das abscissas e corta o eixo das ordenadas no ponto (0, k). Se a abscissa do vértice da parábola é negativa, k vale:
a) 25              b) 18              c) 12               d) 9              e) 6

16. (FUVEST) Os pontos (0, 0) e (2, 1) estão no gráfico de uma função quadrática f. O mínimo de f é assumido no ponto de abscissa x = - 1/ 4. Logo, o valor de f(1) é:
a) 1/10              b) 2/10              c) 3/10              d) 4/10              e) 5/10

17. (FATEC) O gráfico de uma função f, do segundo grau, corta o eixo das abcissas para x = 1 e x = 5. O ponto de máximo de f coincide com o ponto de mínimo da função g, de R em R, definida por    g(x) = (2/9) x2 - (4/3)x + 6. A função f pode ser definida por
a) y = -x² + 6x + 5                b) y = -x² - 6x + 5                 c) y = -x² - 6x - 5              d) y = -x² + 6x – 5                e) y = x² - 6x + 5

18. (UFPE) O gráfico da função quadrática y = ax+ bx + c, x real, é simétrico ao gráfico da parábola y = 2 - x2 com relação à reta de equação cartesiana y = -2. Determine o valor de 8ª + b + c.
a) – 4               b) 1/2               c) 2                  d) 1                  e) 4

19. (UEL) A função real f, de variável real, dada por f(x) = -x2 + 12x + 20, tem um valor
a) mínimo, igual a -16, para x = 6                      b) mínimo, igual a 16, para x = -12
c) máximo, igual a 56, para x = 6                       d) máximo, igual a 72, para x = 12

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